terça-feira, 15 de novembro de 2016

Padre Antônio Vieira

De origem portuguesa, atuou no Brasil como missionário em defesa da liberdade dos indígenas e destacou-se como um importante escritor e orador do período barroco. Escreveu diversos sermões, considerados exemplos da literatura barroco brasileira.

Suas principais obras foram:
  • Sermão de Santo Antônio aos Peixes
  • Sermão da Sexagésima
  • Sermão da Quinta Dominga da Quaresma
  • Sermão do Bom Ladrão
  • Sermão do Mandato
  • Sermão do Espírito Santo
  • Sermão Pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal, contra as da Holanda
  • Sermão de Nossa Senhora do Rosário
Resultado de imagem para padre antonio vieira   

''Ódio e Amor são os dois mais poderosos afetos da vontade humana''


Victor David

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Idealismo

Bom, o Idealismo é uma corrente filosófica que considera a ideia como sendo o princípio do ser e do conhecer. Esta corrente emergiu apenas com o advento da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental. Podemos dizer que o oposto ao Idealismo é o Materialismo.
Ele coloca a subjetividade como fundamento do conhecimento, afirmando a existência das nossas emoções, dos nossos pensamentos e argumentando que a matéria só existe a partir do momento em que é concebida pelo pensamento humano. A realidade é composta pelo conteúdo da consciência do sujeito: isto é, por aquilo que percepcionamos e não por aquilo que é.

Para os idealistas, a consciência tem uma existência real. Existem alguns tipos de idealismo, como o idealismo subjetivo e o idealismo objetivo. Veja:

Idealismo Subjetivo: tem como base as sensações, as percepções e a consciência do indivíduo.

Idealismo Objetivo: tem como base a consciência impessoal.

O movimento do idealismo surgiu a partir da reação da sociedade à divisão de classes sociais e à desigualdade. A filosofia apareceu como um processo de conhecimento e reação.

O idealismo é um pensamento antigo, que teve bastante influência nos séculos XVIII e XIX, graças às ideias de Kant e Hegel. O idealismo desse período reflete o compromisso da burguesia da Alemanha com os rumos políticos e econômicos do país.

Hegel, por exemplo, encarava o idealismo como um processo de movimento, mutação e desenvolvimento contínuo. Hegel é considerado o último representante da filosofia idealista.

Idealismo

Guilherme

Barroco Portugues

O Barroco em Portugal inicia-se durante o período de colonização do Brasil e de diversos conflitos com os holandeses que tentavam conquistar parte do território além-mar.

Além disso, o surgimento da União Ibérica, diversas contendas com a Espanha e a Guerra de Restauração, enfraqueciam ainda mais o país, despontando uma grande crise econômica, política e social.

No geral, a Europa enfrentava momentos de crise entre o humanismo renascentista e o medievalismo religioso. Podemos dizer que o barroco foi um momento de transição, donde diversas descobertas científicas incitaram muitas dúvidas, sobretudo no campo religioso.

Com a contrarreforma de Martinho Lutero, a Igreja Católica começa a se enfraquecer e perder muitos fiéis. Diante disso, surge um período de perseguição religiosa, ao mesmo tempo que o humanismo renascentista vem trazer a luz e inaugurar uma nova era: a idade Moderna.
Resultado de imagem para barroco em portugal

Dirceu 

Materialismo

Materialismo

temos dois tipos de materialismo o histórico e o filosófico.

O materialismo Histórico, esta ligado as teorias de karl Marx, nesta teoria os fatores econômicos de produção são os únicos que causam interferência no desenvolvimento histórico social de uma comunidade. As demais esferas não tem interferências alguma sobre os rumos da sociedade.

Ja o materialismo filosófico admite condições concretas para explicar os fenômenos que acontecem em determinada regiam seja ela física, histórica, mental ou de qualquer natureza metafisica.

bom por hoje um breve resumo sobre o materialismo e suas ideias centrais.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A MÚSICA NO BARROCO

“Este período caracterizou-se por uma enorme evolução da expressão musical, aperfeiçoando-se e dando-se maior esplendor e ornamentação às linhas melódicas, consolidando-se a tonalidade e o sentido de harmonia” Chaim (2006, p. 25).

O período barroco foi um período muito rico em conteúdo, as constantes mudanças no pensamento filosófico, na ciência e na religião fizeram com que esse período fosse marcado na historia.
Assim como varias areas foram destacadas neste período, não poderia ser diferente com a musica, com os surgimento de compositores como Vivaldi, Bach, Handel, Corelli revolucionaram com novas melodias e descobertas harmonicas. tidos como gênios da musica, vários compositores do período do barroco foram consagrados e são alvos constantes de estudos de músicos por todo mundo.

Conceptismo

A outra vertente de pensamento do Barroco era o Conceptismo, que consistia na análise do objeto de forma cuidadosa e precisa, buscando sua essência. Deixavam os sentidos de lado e partiam para o uso da razão, com dois métodos investigativos: o silogismo (raciocínio dedutivo, partindo de premissas básicas e criando uma conclusão) e o sofismo (partia de premissas verdadeiras e gerava uma conclusão inadmissível, porém inquestionável, de acordo com as regras formais do raciocínio).

Essa eleição de premissas básicas para gerar uma conclusão pode ser observada no poema abaixo, quando o autor afirma que Cristo salva o pecador, logo como ele é pecador espera ser salvo.

"Mui grande é o vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.
Essa razão me obriga a confiar
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar."

(Gregório de Matos)

Victor David

Teatro Barroco

O teatro barroco surgiu na Espanha, em 1625, com Calderon de la Barca. Ele teve seu auge na era elisabetana na Inglaterra, e no período neoclássico francês. Assiste-se neste movimento à exaltação dos sentimentos e da religiosidade expressos de forma intensa, dramática e emocional. No terreno narrativo, os novelistas se preocupavam em revelar a sociedade de forma mais realista e crítica. Quando falamos do Barroco em teatro, podemos associa-lo também ao Classicismo. Esse período do teatro é uma época em que as tragédias gregas são muitos valorizadas, por várias vezes são feitas releituras literalmente.
Ele bate de frente contra o materialismo renascentista e a Reforma protestante. Reflete o espírito da época: atormentado, tenso e pessimista. A linguagem torna-se muito rebuscada. Na França se destacam as peças de Pierre Corneille (1606-1684) e Jean Racine e principalmente as comédias de Molière que mostram tipos que simbolizam as qualidades e os defeitos humanos.

Resultado de imagem para teatro barroco



O teatro no Brasil se destacou principalmente com a figura do padre José de Anchieta, escritor de criativas peças teatrais encenadas pelos índios a fim de que compreendessem o catolicismo .Do teatro mineiro preserva-se algumas peças de Claudio Manuel da Costa como “O Parnaso Obsequioso”.

Guilherme

Arte Barroca

  
    A arte barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália. A igreja católica adotou o formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por vários países do continente europeu. O movimento surgiu após o desenvolvimento do Renascimento.

   A religião católica estava perdendo muitos membros para os seguidores da ideologia de Martin Lutero. Estabelecia-se, então, a Monarquia: o país era comandado por um rei ou imperador.

As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos.

Resultado de imagem para arte barroca pinturaO Barroco chegou ao continente americano, juntamente com os colonizadores europeus. Muitas das construções dos países da América são da arte barroca. O Brasil, por exemplo, possui algumas cidades, como é o caso de Ouro Preto, em Minas Gerais. No estado da Bahia, encontram-se enormes igrejas, dos séculos passados e a influência da arte barroca se faz presente.




Também os movimentos do Barroco e do Rococó marcaram grande parte da Europa e revelou um dos maiores artistas da cultura brasileira, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.




Dirceu

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Cultismo

O cultismo é uma das vertentes presentes na filosofia barroca. Afirmava que a forma de se adquirir conhecimento seria através da descrição do mundo, a qual era feita por meio de sensações, utilizando-se de metáforas, antíteses e trocadilhos. A realidade era descrita de maneira rebuscada e indireta, com uma preocupação em relação à forma do texto, notada pelo rebuscamento e jogo de palavras, características presentes no poema abaixo:

"O todo sem a parte não é o todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo o todo.

Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica todo."

(Gregório de Matos)

Victor David

Barroco na Europa

Resultado de imagem para Vocação de São Mateus

O estilo barroco pode ter nascido na Itália, mas criou raízes na Espanha entre poetas e pintores do século XVII.

Nessa época, Portugal atravessava uma série de crises econômicas. O comércio com as especiarias orientais decaiu e a economia portuguesa declinava, uma vez que os lusos ainda não contavam com as riquezas das colônias conquistadas.

O barroco toma denominação diferentes, que variam de uma região para outra da Europa: Gongorismo, Marinismo, Precionismo e etc…


  • Gongorismo: estilo do poeta espanhol Gôngaro; termo que os partidários dessa tendência literária utilizavam; emprego exagerado de metáforas, trocadilhos, jogos de palavras.
  • Marinismo: de influência do poeta italiano Giambattista Marini (1569 – 1625); caracterizada pela afetação no estilo.
  • Preciosismo: como tendência literária voltada para a perfeição da forma e a sutileza da frase; muito em voga na corte de Luis XIV, rei sol.
  • Eufuismo: estilo afetado, extravagante, comparável ao gongarismo português e ao preciosismo francês. Recebeu esse nome em conseqüência da novela de John Lyly: EUPHUES.

No século XVII temos à reação da igreja contra idéias do antropocentrismo difundido pelo renascimento e contra a reforma protestante, solidificada na Inglaterra, Holanda e regiões do Reno e do Báltico.

A igreja reagiu na tentativa de recuperar seu poder esse movimento foi conhecido como contra-reforma. Foi um movimento caracterizado pela censura de textos e idéias, com decisões elaboradas a partir do concílio de Trento, ocorrido de 1545 a 1563. A companhia de Jesus de combatia com vigor as idéias da reforma protestante. O ensino passa a ser atribuição dos jesuítas. Qualquer avanço no campo científico-cultural passava pela censura eclesiástica. Tudo isso fez com que a península ibérica não acompanhasse o progresso cientifico da Europa. Portugal manteve-se alheio as idéias de Galileu, Copérnico, Newton e descartes. Entre essas descobertas estão as leis da mecânica e o processo de circulação do sangue no corpo humano.

Nesse clima de profundas transformações de ordem social, política, econômica é que se desenvolve a estética barroca. O barroco reflete a tentativa de conciliar forças antagônicas: o bem e o mal, o espírito e a matéria, o céu e a terra, a pureza e o pecado, a razão e a fé.

Dirceu

Música Barroca

A musica barroca foi uma das épocas musicais mais influentes e revolucionarias no mundo ocidental, que se iniciou no séc XVII, a partir do surgimento de novas formas musicais como o oratório, a ópera, a fuga, a sonata e outros. As características mais predominantes nessa época são o uso do baixo continuo, do desejo da harmonia tonal, e no geral, trata-se do aproveitamento dos dois modos, o jônico e o eólico. Durante a música barroca, os compositores utilizaram ornamentações musicais mais elaboradas possíveis, nuncas usadas antes ou posteriormente em outros períodos, para elaborar suas ideias fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos. A música barroca se expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, inúmeros termos e conceitos utilizados nesse período ainda são usados até hoje.


Abaixo segue um vídeo com alguns trechos de musicas barrocas. São obras que realmente valem a pena escutar, elas despertam nossa concentração e abrem as portas para inúmeras reflexões sobre determinado assunto, o que pode ter ocorrido com alguns filósofos da época.





Guilherme

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Filosofia Barroca

"Todo filósofo bebe um pouco da água da grande fonte preta e branca do Barroco".
A filosofia tem c=muitas características do movimento barroco, o difícil e afirmar quem copiou quem. desde os primórdios da filosofia, uma das suas principais características e a constante incitação a duvida, aos questionamentos. ambas características são fundamentos do barroco, o barroco surgiu muito após a concretização do pensamento filosófico.
Os principais acontecimentos de cunho filosófico na era Barroca, foram os adventos da ciência e do pensamento científicos, pautados nas ideias de Galilei Galileu, e Isaac Newton e David Hume.


Matheus Nascimento Corteletti

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Barroco no Brasil

Diferente da Europa, o Barroco no Brasil foi tardio aconteceu por volta do século XVII. No brasil ocorreu uma mudança de linguagem, tirando um pouco de rebuscamento dos poemas. Os poetas do Barroco Brasileiro, em seu geral eram nascidos na colônia, o barroco surgiu em meio o ciclo da cana-de-açúcar, que foi um dos marcos do surgimento da literatura no brasil.
Os principais autores do Barroco Brasileiro foram Gregorio de Matos, Padre Antonio Vieira, Antônio Francisco Lisboa(aleijadinho).
Resultado de imagem para barroco no brasil

Matheus Nascimento Corteletti

A arquitetura barroca

A arquitetura barroca buscava contrariar elementos do Renascimento, com formas contorcidas e que apresentavam certo dinamismo, visando passar sensações de movimento e emotividade. Destacava elementos do movimento, como o conflito entre antropocentrismo e teocentrismo, religiosidade medieval e paganismo, entre outros. No Brasil, um local que se destaca em relação à esse aspecto é Ouro Preto, em Minas Gerais, com igrejas que apresentam essas características e artistas renomados, como Aleijadinho e Mestre Ataíde.



Victor David

O Barroco da Filosofia



A imagem do Barroco é o homem em conflito. Com reflexos renascentistas, o “eu” encontra-se diante de uma avalanche de questionamentos, impulsionados por filosofias humanistas, que contrastam com a sociedade teocentrista medieval que antecede a época.

Dentre os principais acontecimentos no ramo da filosofia, durante período barroco (1601-1768), destacam-se:

-1633: Galileu é forçado pela Igreja a abjurar a teoria heliocêntrica, até que (e se) surgissem evidências conclusivas dessa hipótese.
-1687: Isaac Newton publica os Principios, introduzindo o conceito de gravidade.
-1710: Berkeley publica os Princípios do conhecimento humano, levando o empirismo a novos extremos. 
-1739-40: Hume publica o Tratado sobre a natureza humana, conduzindo o empirismo a seus limites lógicos.

Pode-se observar uma uniformidade nos avanços científico-filosóficos, em que se diz respeito à valorização do antropocentrismo, racionalismo e empirismo. Esse fator, somado ao pensamento Luterano e Calvinista (Reforma) e à Contra-reforma, deixam o homem em um “cheque-mate” entre divino e humano, fé e razão, o que é refletido na arte da época.
Indo um pouco mais longe, pode-se dizer que a Filosofia em geral, tem características muito barrocas: as dúvidas, os questionamentos, as incertezas e principalmente o conflito, as quais são a base do aparecimento de uma nova corrente filosófica. Todo filósofo bebe um pouco da água da grande fonte preta e branca do Barroco.

Dirceu

Salomé com a cabeça de João Batista

Michelangelo Caravaggio - Salomé com a cabeca de João Batista

A pintura acima pertence ao pintor Michelangelo Merisi Caravaggio, que foi um dos mais notados pintores italianos, entre 1593 e 1610. Nesta obra, podemos perceber características clássicas do barroco, como o feísmo, através do rosto da velha, que é muito enrugado, a pele dela tem uma cor acinzentada, assim como a cabeça decapitada sob o prato, ele tem uma expressão facial desfigurada, pálida, caída, o que demonstra dramaticidade, algo que é buscado pelo barroco.

Guilherme

Barroco - Introdução

Absurdo, grotesco, imperfeito, estes são alguns adjetivos que caracterizaram o Barroco no seu surgimento, que foi um período estilístico e filosófico ocorrido nos séculos XVI e XVII na Europa, e XVII e XVIII na América. O termo 'Barroco' vem da palavra portuguesa que significa "pérola imperfeita", ou joia falsa. A palavra também foi introduzida nas línguas francesa e italiana. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contrarreforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. O Barroco foi uma espécie de continuação natural do Renascimento, porque ambos os movimentos tinham um profundo interesse pela arte da Antiguidade clássica, apenas interpretando-a diferentemente.

Guilherme