segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Teatro Barroco

O teatro barroco surgiu na Espanha, em 1625, com Calderon de la Barca. Ele teve seu auge na era elisabetana na Inglaterra, e no período neoclássico francês. Assiste-se neste movimento à exaltação dos sentimentos e da religiosidade expressos de forma intensa, dramática e emocional. No terreno narrativo, os novelistas se preocupavam em revelar a sociedade de forma mais realista e crítica. Quando falamos do Barroco em teatro, podemos associa-lo também ao Classicismo. Esse período do teatro é uma época em que as tragédias gregas são muitos valorizadas, por várias vezes são feitas releituras literalmente.
Ele bate de frente contra o materialismo renascentista e a Reforma protestante. Reflete o espírito da época: atormentado, tenso e pessimista. A linguagem torna-se muito rebuscada. Na França se destacam as peças de Pierre Corneille (1606-1684) e Jean Racine e principalmente as comédias de Molière que mostram tipos que simbolizam as qualidades e os defeitos humanos.

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O teatro no Brasil se destacou principalmente com a figura do padre José de Anchieta, escritor de criativas peças teatrais encenadas pelos índios a fim de que compreendessem o catolicismo .Do teatro mineiro preserva-se algumas peças de Claudio Manuel da Costa como “O Parnaso Obsequioso”.

Guilherme

2 comentários:

  1. Interessante o modo como o teatro se organizava, e vale lembrar também que uma das coisas que eles mais priorizavam, em meio a isso, era o cenário. (Melissa)

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  2. O teatro barroco parece ser muito interessante, com toda a dramaticidade e as dúvidas, com certeza devia ser um espetáculo muito peculiar. Gostei da informação de que, no Brasil, o teatro era utilizado como catequização dos índios por José de Anchieta, que não tinha o intuito de fazer aquilo como arte, mas sim como um cumprimento da sua profissão.

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