segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Música Barroca

A musica barroca foi uma das épocas musicais mais influentes e revolucionarias no mundo ocidental, que se iniciou no séc XVII, a partir do surgimento de novas formas musicais como o oratório, a ópera, a fuga, a sonata e outros. As características mais predominantes nessa época são o uso do baixo continuo, do desejo da harmonia tonal, e no geral, trata-se do aproveitamento dos dois modos, o jônico e o eólico. Durante a música barroca, os compositores utilizaram ornamentações musicais mais elaboradas possíveis, nuncas usadas antes ou posteriormente em outros períodos, para elaborar suas ideias fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos. A música barroca se expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, inúmeros termos e conceitos utilizados nesse período ainda são usados até hoje.


Abaixo segue um vídeo com alguns trechos de musicas barrocas. São obras que realmente valem a pena escutar, elas despertam nossa concentração e abrem as portas para inúmeras reflexões sobre determinado assunto, o que pode ter ocorrido com alguns filósofos da época.





Guilherme

7 comentários:

  1. Achei sua postagem interessante, gosto muito de música clássica. Fiquei surpresa quando eu assisti o vídeo pois percebi a presença de algumas obras de um dos meus compositores preferidos, J.S. Bach. Inclusive, uma das primeiras musicas que aprendi a tocar foi Prelúdio em Dó Maior.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante pensar que no período barroco houve tantas novidades musicais e que surgiram novas formas musicais. Quando estudamos e discutimos o período barroco a música sempre passa despercebida, o que não deveria acontecer, já que é um período muito rico musicalmente. Gostei bastante das músicas colocadas, e concordo com a sua observação sobre elas.

    ResponderExcluir
  4. Eu não possuía conhecimento das músicas barrocas e fiquei realmente impressionado com ela, já que além de uma ótima composição harmônica ela também passa tranquilidade e concentração a quem ouve.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante poder perceber as características Barrocas também na musica. Uma relação pessoal que fiz foi em relação a algumas músicas clássicas e também a músicas antigas da minha religião.

    ResponderExcluir
  6. A música está sempre presente na nossa vida. Assim como o barroco, hoje em dia a música também é usada para fuga. Muitas vezes quando não estamos bem, procuramos a música para nos distrair.

    ResponderExcluir
  7. Estilos como a ópera não poderiam se relacionar melhor com esse período, com seu caráter expressivo, dramático e até carregado de sofrimento, a certo ponto.
    Odara

    ResponderExcluir