A arquitetura barroca buscava contrariar elementos do Renascimento, com formas contorcidas e que apresentavam certo dinamismo, visando passar sensações de movimento e emotividade. Destacava elementos do movimento, como o conflito entre antropocentrismo e teocentrismo, religiosidade medieval e paganismo, entre outros. No Brasil, um local que se destaca em relação à esse aspecto é Ouro Preto, em Minas Gerais, com igrejas que apresentam essas características e artistas renomados, como Aleijadinho e Mestre Ataíde.
Victor David
Algumas características: Extravagância, incomum, irregular, absurda, uso do movimento, proximidade do real, aplicação da curva em oposição à ideia estática dos prédios, entre outras...
ResponderExcluirA arquitetura barroca é muito marcante nas igrejas mesmo, e Ouro Preto, sem dúvidas é um símbolo desse estilo em meio a contemporaneidade
ResponderExcluirO Barroco mineiro não e um simples estilo barroco, mas sim uma escola independente. Suas marcas são intensas e muito bem exibidas nas igrejas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirClaramente a arte barroca tem o intuito de destacar e chamar a atenção para isso faz o uso do detalhismo é do realce das formas.
ResponderExcluirA arquitetura barroca mineira predominante teria sido o Rococó, que exibia elaboradas fachadas nas edificações religiosas, com ornamentação interior banhadas ao luxo, que o ouro deixava nas edificações.
ResponderExcluirAchei muito intrigante o quanto a maneira a qual se constrói e molda um lugar pode passar sentimentalismo e até mesmo um conflito de pensamentos. Assim mostrando o quão a arte é intensa e transcende o tempo.
ResponderExcluir