"Todo filósofo bebe um pouco da água da grande fonte preta e branca do Barroco".
A filosofia tem c=muitas características do movimento barroco, o difícil e afirmar quem copiou quem. desde os primórdios da filosofia, uma das suas principais características e a constante incitação a duvida, aos questionamentos. ambas características são fundamentos do barroco, o barroco surgiu muito após a concretização do pensamento filosófico.
Os principais acontecimentos de cunho filosófico na era Barroca, foram os adventos da ciência e do pensamento científicos, pautados nas ideias de Galilei Galileu, e Isaac Newton e David Hume.
Matheus Nascimento Corteletti
O idealismo, por exemplo, vem desde de a época de Platão e é uma ideia filosófica que se fez mais presente do que nunca no barroco.
ResponderExcluirLorena Colombo
ResponderExcluirO Barroco se manifesta em artes plásticas, na música e na literatura. Cada uma delas possui sua maneira de expressar a dualidade do homem barroco e a tentativa de fundir valores contraditórios.
Outro exemplo é o materialismo na qual afirma um mundo onde tudo é possível.(coloca a matéria no centro do conhecimento)
ResponderExcluir