A arte barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália. A igreja católica adotou o formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por vários países do continente europeu. O movimento surgiu após o desenvolvimento do Renascimento.
A religião católica estava perdendo muitos membros para os seguidores da ideologia de Martin Lutero. Estabelecia-se, então, a Monarquia: o país era comandado por um rei ou imperador.
As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos.
O Barroco chegou ao continente americano, juntamente com os colonizadores europeus. Muitas das construções dos países da América são da arte barroca. O Brasil, por exemplo, possui algumas cidades, como é o caso de Ouro Preto, em Minas Gerais. No estado da Bahia, encontram-se enormes igrejas, dos séculos passados e a influência da arte barroca se faz presente.
Também os movimentos do Barroco e do Rococó marcaram grande parte da Europa e revelou um dos maiores artistas da cultura brasileira, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Dirceu
O contexto do Barroco, oposição entre o Renascimento e a Igreja Católica, gerou a característica de contrastes. Nas obras é possível enxergar bem esses contrastes, como o claro e o escuro. Nessa usada como exemplo é nítida essa característica, o contraste entre o branco da blusa da mulher e o fundo preto da obra chama muito a atenção.
ResponderExcluirO principal representante do barroco brasileiro foi o Aleijadinho.
ResponderExcluir