segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Salomé com a cabeça de João Batista

Michelangelo Caravaggio - Salomé com a cabeca de João Batista

A pintura acima pertence ao pintor Michelangelo Merisi Caravaggio, que foi um dos mais notados pintores italianos, entre 1593 e 1610. Nesta obra, podemos perceber características clássicas do barroco, como o feísmo, através do rosto da velha, que é muito enrugado, a pele dela tem uma cor acinzentada, assim como a cabeça decapitada sob o prato, ele tem uma expressão facial desfigurada, pálida, caída, o que demonstra dramaticidade, algo que é buscado pelo barroco.

Guilherme

6 comentários:

  1. Muito bom. O uso de sombra e luz é bem marcante nesta obra, de fato atrai o observador para dentro da cena. As cores escuras presentes dão um aspecto obscuro e sombrio.

    ResponderExcluir
  2. O barroco em geral é uma arte bem melancólica, percebida com mais detalhes através do caráter sombrio da pintura, a posição das personagens e suas respectivas expressões faciais. Incluindo também a religiosidade que está por trás dos traços de algumas pinturas como a apresentada.

    ResponderExcluir
  3. O aspecto é bem sombrio e nos deixa imaginando o que a personagem feminina jovem está olhando, fora da tela.
    Odara

    ResponderExcluir
  4. Outra característica muito presente no barroco que não foi mencionada no post é o jogo de luzes, muito bem colocado na pintura. Acho muito interessante a questão do feísmo, já que tudo era sobre representar o "belo" anteriormente, mas a questão do que é belo é muito relativa. No meu pensamento, o padrão de beleza depende muito de inúmeras questões que vão desde contexto histórico até experiências pessoais. Gostei muito do post e da pintura apresentada, que, para mim, representou muito bem a arte barroca.

    ResponderExcluir