segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Conceptismo

A outra vertente de pensamento do Barroco era o Conceptismo, que consistia na análise do objeto de forma cuidadosa e precisa, buscando sua essência. Deixavam os sentidos de lado e partiam para o uso da razão, com dois métodos investigativos: o silogismo (raciocínio dedutivo, partindo de premissas básicas e criando uma conclusão) e o sofismo (partia de premissas verdadeiras e gerava uma conclusão inadmissível, porém inquestionável, de acordo com as regras formais do raciocínio).

Essa eleição de premissas básicas para gerar uma conclusão pode ser observada no poema abaixo, quando o autor afirma que Cristo salva o pecador, logo como ele é pecador espera ser salvo.

"Mui grande é o vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.
Essa razão me obriga a confiar
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar."

(Gregório de Matos)

Victor David

9 comentários:

  1. O Conceptismo é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada, com objetivo de convencer e ensinar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom essa postagem, quem me dera podesse deixar os sentimentos de lado assim como os pensadores desta vertente kkkk

    ResponderExcluir
  5. É perceptível que essa forma de pensar se liga diretamente ao racionalismo para a busca de um conhecimento verdadeiro.
    Odara

    ResponderExcluir
  6. Essa vertente, o conceptismo, buscava essa "razão" em sua composição, para gerar assim o conhecimento,em um período questionável.

    ResponderExcluir
  7. Foi bem marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O conceptismo foi marcado pela utilização da razão em seus textos. E ele também usava a persuasão racional.

    ResponderExcluir