Bom, o Idealismo é uma corrente filosófica que considera a ideia como sendo o princípio do ser e do conhecer. Esta corrente emergiu apenas com o advento da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental. Podemos dizer que o oposto ao Idealismo é o Materialismo.
Ele coloca a subjetividade como fundamento do conhecimento, afirmando a existência das nossas emoções, dos nossos pensamentos e argumentando que a matéria só existe a partir do momento em que é concebida pelo pensamento humano. A realidade é composta pelo conteúdo da consciência do sujeito: isto é, por aquilo que percepcionamos e não por aquilo que é.
Para os idealistas, a consciência tem uma existência real. Existem alguns tipos de idealismo, como o idealismo subjetivo e o idealismo objetivo. Veja:
Idealismo Subjetivo: tem como base as sensações, as percepções e a consciência do indivíduo.
Idealismo Objetivo: tem como base a consciência impessoal.
O movimento do idealismo surgiu a partir da reação da sociedade à divisão de classes sociais e à desigualdade. A filosofia apareceu como um processo de conhecimento e reação.
O idealismo é um pensamento antigo, que teve bastante influência nos séculos XVIII e XIX, graças às ideias de Kant e Hegel. O idealismo desse período reflete o compromisso da burguesia da Alemanha com os rumos políticos e econômicos do país.
Hegel, por exemplo, encarava o idealismo como um processo de movimento, mutação e desenvolvimento contínuo. Hegel é considerado o último representante da filosofia idealista.